AD1 PATRIMONIO CULTURAL
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Licenciatura em História - EAD
Unirio/Cederj
AD1 – Primeira Avaliação à Distância – 2015.1
Disciplina: PATRIMÔNIO CULTURAL
Coordenadora: Anita Correia Lima
Nome: ANDERSON SILVÉRIO ALVES
Matrícula: 14116090125
Pólo: PIRAÍ
1) Explique por que as noções de nação e patrimônio estão imersas na História.
A noção de nação e patrimônio está atrelada ao fato de que uma surge para sustentar, avalizar, ou mesmo dar legalidade a outra, os patrimônios nacionais vem como sustentáculo de um passado que deve ser preservado para as gerações futuras. Assim deixando um sentimento de pertencimento e continuidade do passado que deve ser protegido por estar ameaçado. Com a preocupação de resgatar um passado nacional e ou herança nacional, que possa criar um vínculo com a origem de uma nação.
2) Caracterize as origens da preservação do patrimônio cultural na França.
A princípio foi uma expropriação dos bens da igreja Católica e da monarquia francesa, no primeiro momento era um objetivo puramente econômico, mas com a passagem dos objetos para o governo passou a ter um valor duplo, primeiro econômico e o segundo nacional, pois pertence ao povo. A principal característica das origens é a participação do Estado como mantenedor do patrimônio cultural. A busca de especialistas para classificar e destinar locais onde seriam expostos, o que se tornou os museus.
3) Apresente as semelhanças entre o modelo francês de organização do patrimônio cultural e o brasileiro.
O Brasil foi grande mente influenciado pelo modelo francês, pois adotou o modelo estatal e centralizador de organização do patrimônio: o classement que, no Brasil, foi adaptado como tombamento, e a divisão dos bens em móveis e imóveis. E principalmente a conservação para