1234
O animal vive de forma única e imutável, pois seu comportamento não é único e sim hereditário. Vive de forma pré-determinada e instintiva.
O homem é mais flexível, se adapta ao que ocorre redor. Possui feições próprias específicas.
Qual a contribuição da religião para uma sociedade moralmente correta e qual a sua contradição?
Ela contribui na aceitação do certo e errado através dos dez mandamentos, se mostra como garantia dos valores morais, portanto, sem religião e sem Deus, tudo seria permitido, apagando assim o conceito de moral.
A religião não cria a moral, mas existe uma moral de inspiração religiosa, que regulamenta as relações entre os homens, como: amor ao próximo, respeito à pessoa humana, reconhecendo o homem como pessoa e não como coisa.
Qual a abrangência da moral na política? E como elas se distinguem?
Na politica os indivíduos defendem os interesses comuns do seu grupo social, encarna uma função coletiva, diz respeito ao interesse comum.
Na moral, também se encontra o coletivo porque as pessoas nunca deixam de ser um “ser social”, o individuo é consciente que a decisão que tomar será ele mesmo que ira arcar com a consequência, deve decidir sozinho.
Política e moral são formas de comportamento que não podem identificar-se. Nem a política pode absorver a moral, nem esta pode ser reduzida à política. A moral possui um âmbito específico na qual a política não pode interferir.
O que distingue o Moralismo abstrato e o realismo político?
No Moralismo Abstrato são julgados os atos políticos com critérios moralizantes.
No Realismo político se entende que sua ação é especifica a vida privada, que os fins sempre justificam os meios, excluindo assim a moral.
Quais os elementos comuns entre Moral e Direito, e quais os elementos diferentes?
Os elementos comuns:
Ambas regulam as relações entre os indivíduos por meio de normas.
Estas normas têm forma imperativa, exigem que se