ad1 estudos antropologicos rascunho
258 palavras
2 páginas
O presente trabalho irá relatar sobre a vida, obra, expedições econtribuições do naturalista do Antigo Continente, cujos trabalhos foram marcados por jornadas de pesquisas pelo mundo, Alexander Von Humboldt.Suas especializações foram como etnógrafo,antropólogo, físico, geógrafo, geólogo, mineralogista, botânico, vulcanólogo e humanista.
Com ousadia do tamanho de sua inteligência, capaz de façanhas mentais e físicas, explorador tanto de novasidéias como de novas terras, um misto de cientista e viajante, revelou o funcionamento não só da flora e da fauna, mas também dos climas, dos oceanos, das camadas geológicas, dos campos magnéticos, o que deixa sua história ainda mais interessante pois mescla aventura e intelectualidade.
Relatos de Viajantes: de meras histórias de aventura ao saber voltado à instrução política Luis Fernando Tosta Barbato
No decorrer de nossa história, os viajantes chegaram ao Brasil cominteresses bastante diversos entre si – como, por exemplo, abrir casas comercias, fazer negócios, explorar riquezas, tentar fundar colônias, ou simplesmente descrever o país – e acabaram por construir umaampla e variada interpretação do Brasil e seus relatos viriam a ser uma das principais fontes para a construção da memória nacional em um momento posterior .
No entanto, todos eles têm em comum o fatode, depois de haverem percorrido regiões desconhecidas, envoltas em mistérios, e distintas daquelas as quais estavam acostumados, deixaram relatos que serviram a uma série de objetivos, taiscomo: promover o desenvolvimento econômico do Brasil, levar o conhecimento de nossas terras ao exterior e aos próprios brasileiros – em um momento em que uma identidade nacional para o Brasil devia serconstruída e ressaltada (BARBATO,2011. pp. 05-