AD1 de Movimentos Sociais 1
Questão 1 (valor: até 5,0 pontos) Pensando na importância do fato de que as pessoas sempre agem para conquistar melhorias à sobrevivência, a professora Eva Lakatos (1990, p.22) acredita que todos os movimentos sociais passam pelos mesmos estágios em sua formação. Quais são esses quatro estágios que compõem a gênese, ou a origem constitutiva desses movimentos sociais?
Resposta: Os quatro estágios são: Agitação, Excitação, Formalização e Institucionalização.
Agitação- Para a autora o estágio de Agitação refere-se a insatisfação popular onde os indivíduos apesar de descontentes, não realizam ações para modificar o que está incorreto. Nesse estágio os indivíduos não conseguem se agrupar e agir por não saberem atuar.
Excitação – Há mesma insatisfação do estágio anterior, mas os grupos através de lideranças começam a organizar-se.
Formalização – Admite que alguns grupos podem, não necessariamente exigir uma formalização para existir. Cita grupos migratórios e os quais não necessitam de uma organização para se direcionar e que outros dependem de uma ideologia, uma significação sólida. Como os movimentos sociais libertadores, que tem espírito de socialização e ações libertárias. A formalização é necessária para o melhor direcionamento das causas e ideais defendidos. Um exemplo desse modelo, é o MST.
Institucionalização - É o estágio em que há visibilidade e notoriedade da ideologia e identidade do movimento social. A simpatia dos líderes é substituída pela forma profissional que os representantes são capazes de conduzir os movimentos. Há ações contrárias aos movimentos tentando desestabiliza-las de forças políticas representadas e integradas em várias esferas de poder.
Questão 2 (valor: até 5,0 pontos) Os princípios pedagógicos defendidos pelos Movimentos dos sem Terra são baseados em valores voltados para uma educação emancipadora e cidadã. Comente a afirmativa a partir do exposto no conteúdo programático das unidades.
Os princípios