ad movimentos siciais
ATENÇÃO!!
ANTES DE FAZER E ENVIAR SUA AD1, POR FAVOR LEIA O AVISO POSTADO NA PLATAFORMA ONDE COLOCAMOS TODAS AS ORIENTAÇÕES/INFORMAÇÕES SOBRE COMO REALIZAR ESSA ATIVIDADE.
Questão 1 (valor: até 5,0 pontos)
Pensando na importância do fato de que as pessoas sempre agem para conquistar melhorias à sobrevivência, a professora Eva Lakatos (1990, p.22) acredita que todos os movimentos sociais passam pelos mesmos estágios em sua formação. Quais são esses quatro estágios que compõem a gênese, ou a origem constitutiva desses movimentos sociais?
São eles: Agitação, Excitação, Formalização e Institucionalização.
Agitação – Segundo a autora, é um estágio prolongado em que a população, apesar de insatisfeita, nada faz em termos de ação rumo à união de grupos para o alcance de seus propósitos sociais, “talvez por não saber atuar” (p. 298)
Excitação – A intranqüilidade existente no estágio anterior, generalizada e vaga, totalmente sem direcionamento para alcançar metas, dá lugar a uma canalização das tensões vividas por determinados grupos. Aparece, então, a importância do líder, cujo discurso dá sentido e propósitos para que determinadas coletividades sigam num mesmo endereçamento para a ação de transformação na dinâmica social de que fazem parte. O líder será aquele capaz de engendrar nas pessoas o desejo de compartilhar uma transformação social. Tal estágio é breve, pois a liderança capaz defende um discurso competente, cuja clareza de estratégias e fortes apelos levam os participantes ao interesse de dividir suas forças e alcançar sua reta mobilização. Do contrário, o líder incompetente leva os membros inicialmente interessados à perda de interesse e à desmobilização.
Formalização – Lakatos (1990) admite que alguns grupos podem não prescindir de formalização. Cita os grupos migratórios como sendo aqueles que não carecem de uma organização para direcionar os passos de sua ação. Em contrapartida, outros