AD1 de Informática Básica
Vivemos a era da informação, e saber trabalhar com ela é fundamental para poder gerar conhecimento e adquirir vantagem competitiva. A tecnologia nos dias de hoje além de muito avançada, está presente em todos os lugares, tornando fácil a comunicação e aproximando lugares levando acesso à Internet, Telefonia Móvel, TV's a Cabo e muito mais. O surgimento do Ensino a Distância (EAD) no mundo começou em contextos de guerra, nas quais os soldados estudavam nos seus tempos de folga, e depois isso foi aplicado para formar profissionais para suprir a demandada de educação na sociedade. No Brasil a evolução se teve através de correspondências, rádio, televisão e finalmente a internet.
A educação a distância tem um papel a cumprir na interiorização e democratização do acesso à universidade, mas precisa ter qualidade e muitos docentes defendem que essa modalidade seja mantida.
Educação a distância vale a pena?
De 2000 para cá, a chamada EAD cresceu 45.000% em números de alunos no país. No ranking dos cursos que oferecem ensino de graduação a distância, o de Pedagogia lidera com o maior número de matrículas, seguido pelo de Administração. Na terceira colocação aparece o de Serviço Social. Na sequência, vêm Letras, Ciências Contábeis, Matemática, Ciências Biológicas, História, Comunicação Social e Ciências Ambientais, respectivamente. Muita gente, no entanto, ainda fica de pé atrás com quem tirou diploma de Pedagogia ou Licenciatura nessa modalidade de ensino.
Os críticos do modelo consideram esse formato uma mina de ouro para os donos das faculdades, que conseguem aumentar seus lucros. Esse tipo de curso permite o barateamento das mensalidades, porque consegue ampliar exponencialmente o número de alunos matriculados por turma, além de reduzir o total de professores. Os cursos são praticamente todos online. E o aprendizado é mediado basicamente pelo computador. Possui custos reduzidos em