ad micro
Relatório da aula pratica II
Introdução
O médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram desenvolveu por volta de 1884 um método de tratamento de esfregaços com bactérias com diferentes corantes que fazia com que elas assumissem cores diferentes segundo a composição da parede celular bacteriana. é um dos métodos mais importantes utilizados ate os dias de hoje no laboratório bacteriológicos.
Objetivos
Na aula o material bucal é colhido fazendo um esfregaço, fixando com calor para o tratamento com o método gram que posteriormente será observado ao microscópio. Para colher o material não é necessário friccionar fortemente com o haste de algodão, basta passar na superfície pretendida rodando o bastão e na lâmina depositar o material colhido no meio, rodando a haste. A lâmina não pode ter contato direto com as mãos ou outra superfície. Deve-se segura-la pela parte rugosa e passar o esfregaço na parte lisa no meio, para que no caso de outra pessoa fazer o procedimento saber onde o material esta, isso é padrão de laboratório. Depois ocorre a fixação passando a lamina rapidamente pelo fogo, assim o material não é perdido quando se coloca os corantes ou solvente.
Metodologia e procedimento Os materiais utilizados foram:
Pinça;
Lamina;
Haste flexível com ponta de algodão;
Caneta para escrever no vidro;
Cristal violeta;
Lugol;
Fucsina básica;
Lamparina a álcool;
Óleo de imersão;
Microscópio;
Recipiente para descartar os materiais; O material escolhido para o procedimento foi da mucosa bucal. Para colher é necessário passar a haste de algodão na gengiva e passar na lamina sem esfregar muito procurando centralizar o material. Feito isso, fixar passando a lamina pelo fogo três vezes rapidamente. Após isso começa a fase de coração. A coloração é feita colocando gotas de cristal violeta na amostra, passando na água para retirar o excesso, pinga-se lugol que é um fixador do corante. Passa na água, pinga álcool, passa na água,