AD Ciência Politica
Campus Virtual
Atividade de Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Ciência Política
Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública
Professor: Flávio Alexandre Hobold
Data: 26/02/2015
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia com atenção as questões abaixo e responda:
1) O Egito foi marcado, por milhares de anos, como símbolo de uma sociedade próspera, capaz de construir magníficas obras de engenharia (pirâmides, mastabas e hipogeus), redes de irrigação, bem como avançados conhecimentos na medicina, entre outros.
Recentemente acompanhamos uma convulsão social que tomou conta do país, clamando por mais democracia, com a exigência de renúncia do Presidente Hosni Mubarak.
Descreva o funcionamento da estrutura administrativa e a organização política do Egito Antigo - e, através de um texto dissertativo de 15 a 20 linhas, realize as seguintes tarefas:
a) Identifique e exponha, pelo menos, três criações políticas realizadas pelos egípcios no período, com destaque a importância da centralidade da figura política do Faraó. (2,0 pontos)
b) Descreva a atual situação econômica, política e social do Egito e identificando 3 fatores que levaram o país à rebelião social diante da Ditadura de Hosni Mubarak, que durava três décadas. (2,0 pontos)
A civilização do Egito antigo, apesar do fato de que acabara de sair da pré-história, foi altamente complexa, tendo criado, por exemplo, um eficiente sistema de administração pública e recolhimento de impostos, por meio da divisão do território em 32 províncias. Nessa sociedade, o Faraó era a figura central e a sua legitimidade emanava do fato de que ele era considerado uma figura divina, deus Hórus, filho do deus Osíris. Esse tipo de organização baseada na religião é