ad antropologia
1. Conforme você estudou na disciplina, o trabalho de campo da Antropologia pode ser considerado um deslocamento em que o estudioso "mergulha" na cultura do outro. Pensando na articulação teórico-metodológica e na sua realidade, elabore:
a) Dois argumentos sobre a importância de se estudar a disciplina de antropologia cultural, para a sua formação e exercício profissional. (1,0 ponto)
b) Um texto de no mínimo 08 linhas, exemplificando como você poderá, no seu futuro exercício profissional, "mergulhar" na cultura do outro. (1,0 ponto)
c) Um texto de no mínimo 08 linhas, explicando o que difere a Antropologia cultural das demais ciências que também estudam o ser humano. (1,0 ponto)
2. Faça uma experiência de etnógrafo/a e etnólogo/a semelhante à de cidadãos intelectuais orgânicos como Heródoto na Antiguidade ou como os navegadores, missionários, viajantes, comerciantes, militares e administradores coloniais em seus Relatos de Viagens - Cartas, Diários, Relatórios etc. na Idade Moderna.
Para essa dupla experiência, registre algumas etnografias realizando uma pesquisa de campo e exercite uma análise etnológica você também.
a) Escolha uma produção cultural da comunidade onde você vive ou região próxima, apresentada nos desfiles ou atividades similares no carnaval 2012. Faça, então, um relato etnográfico dos componentes da cultura local encontrados. (Pode coletar materiais fotográficos, reportagens de jornais e realizar entrevistas com os autores sobre os vários componentes da cultura local ou externa presentes nas alegorias e fantasias ou no samba enredo, na culinária, sistemas de organização, etc.) Seu relato deve ter no mínimo 10 linhas. (3,5 pontos)
b) Exercite sua apreciação etnológica elaborando uma análise crítica dos dados culturais coletados. Pode observar o ethos cultural presente em todas as expressões desse conjunto mostrando possíveis relações que aparecerem na etnografia. Inclusive das