AD 1 Cultura Brasileira
ALUNO: JOEL DA SILVA FERREIRA.
MATRICULA: 13117130077.
POLO: NITERÓI.
O estudo com relação ao turismo, tem distintas definições dadas, para os entendidos no assunto os termos turismo e turista.
Em 1911, dado pelo economista Herman Von Shuller, da Austria.
Turismo é o conceito que compreende todos os processos, principalmente os econômicos, que se obtêm na chegada, na permanência e na saída do turista de um determinado município país ou estado.
No entanto outros novas visões sobre o assunto surgiram, algumas que concordava e outros que acrescentava novas ideias sobre o assunto.
De todas as definições existente, uma de “ De La Torre “ se destaca formalmente aceita.
Em todo caso, para efeitos conjunturais e definições mais aceita é a da
Organização Mundial de Turismo, que diz o seguinte:
“ O turismo inclui tanto o deslocamento e as atividade realizadas pelas pessoas durante suas viagens e estados, bem como , as relações que surgem entre eles, em lugares distintos de seu ambiente natural, por um período de tempo consecutivo inferior a um ano e mínimo de 24 horas ( pernoite no destino ) , principalmente com fins de lazer, negocio e outros “ ( OMT, 2003 )
O turismo é classificado por diferente critérios:
* Sua natureza - podendo ser emissivo, quando envia turistas para fora do local) ou receptivo, quando recebe os turistas vindos de fora.
* Nacionalidade dos turistas - classificados como nacional ou estrangeiro.Enquanto que o turismo estrangeiro é caracterizado por estrangeiros que entram no país, o nacional é praticado por turista que residem no próprio país, este ainda pode ser dividido como nacional interno, quando não se ultrapassa as fronteiras do país e nacional externo, quando saem dele.
* Pelo volume - dependendo do número de pessoas que demandam um certo tipo de serviço, o turismo pode ser de minoria ou de massa. Onde no primeiro, implica-se aos destinos turísticos menos procurados e o segundo, aos mais solicitados. * De acordo