Acústica e vibração
Conceitos Básicos de ruído
Introdução Mecânica
Prof
Jô Soares
Sumário Conceitos Básicos de ruído 2 Classificação do som 2 Criação e propagação do som 3 Velocidade de propagação 3 Frequência 4 Comprimento de onda 4 Potência sonora 4 Intensidade sonora 4 Níveis Sonoros. 5 Pressão sonora. 5
Conceitos Básicos de ruído
1º Período
Introdução Mecânica
CONCEITOS BÁSICOS
DE RUÍDO
O som é a sensação auditiva resultante de variações da pressão do ar que tem sempre origem numa qualquer fonte de vibração. Quando esta sensação é desagradável costuma designar-se o som por ruído.
Ao engenheiro mecânico interessam sobretudo os problemas relacionados com o ruído ambiente produzido nas instalações industriais. As consequências desse ruído fazem-se sentir na saúde dos trabalhadores, no ambiente e na comodidade das pessoas nas urbanizações vizinhas às instalações industriais.
Na verdade, a linha divisória entre os problemas de ruído e de vibrações é muito fina. Os problemas de vibração são oscilações estruturais e os de ruído são oscilações de ar. A instrumentação usada para medir ruído e vibrações só difere nos transdutores (microfone versus acelerômetro). Muitos dos problemas de vibrações transformam-se em problemas de ruído, a diferença está na frequência.
Na figura abaixo é representada a percepção humana á vibração. A exposição á vibração é de 5 a 20 min e as áreas sombreadas representam um desvio padrão de 1 em cada lado da média:
Note que os dados foram obtidos para vibrações até 100 Hz. Acima desta frequência o problema de vibração passa a ser um problema de ruído.
O som tem uma fonte, um caminho e um receptor. Todos estes deverão ser positivamente identificados para se resolverem problemas de ruído. A identificação do caminho é normalmente o mais difícil.
O som é uma energia de muito baixa intensidade. Para muitos tipos de máquinas, a energia sonora emitida é