acões
GPI – 1MA
Professora: Marcia Morais
Trabalho
26 de novembro de 2014
Ações
As ações representam uma fração do capital social de uma empresa. Ao comprar ações de uma companhia aberta, você se torna sócio dela, passando a ter direito de receber parte de seu lucro, distribuído na forma de proventos.
Você pode converter suas ações em dinheiro através da negociação na Bolsa de Valores ou no mercado de balcão.
As ações são negociadas em lotes inteiros ou fracionários e o preço varia segundo a oferta e demanda dos investidores, que enviam as ordens de compra ou venda para a Bolsa. Os preços dos ativos variam conforme a demanda do mercado, sofrendo influência de fatores externos como, por exemplo, acontecimentos econômicos e políticos.
As ações são divididas em dois tipos:
Ordinárias (ON) – Proporcionam participação nos resultados da empresa e conferem ao acionista o direito de voto em assembleias gerais. Normalmente, o acionista só pode receber dividendos/juros s/capital depois que eles são pagos aos detentores das ações preferenciais.
Preferenciais (PN) – Normalmente, garantem ao acionista a prioridade no recebimento de dividendos (geralmente em percentual mais elevado do que o atribuído às ações ordinárias) e no reembolso de capital, no caso de dissolução da sociedade. Podem não conceder o direito de voto.
Lotes padrão e Fracionário
As ações podem ser negociadas em lote padrão ou no mercado fracionário. Cada ação negociada na Bovespa possui um lote padrão de negociação, normalmente formado por 100 ações, mas também podem ser formadas por 1.000 ações, 10.000 e 100.000 ações.
Subscrição e direitos de subscrição
As ações podem ser adquiridas por meio de subscrições, ato pelo qual os acionistas adquirem títulos em virtude do aumento de capital deliberado por uma empresa. Neste caso, os acionistas da empresa têm preferência na compra dessas novas ações, na proporção das ações