acustica
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA REGIÃO SUL
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
CONFORTO AMBIENTAL: ACÚSTICA
RELATÓRIO REFERENTE AO TEXTO: “ERROS E MITOS EM ACÚSTICA
ARQUITETÔNICA: ISOPOR, CAIXA DE OVOS E AFINS”
PROFESSOR: AMÉRICO HIROYUKI HARA
ACADÊMICOS: MUSTAFA HASSAN
LETICIA GOMES
GABRIELLA COLLA
O texto discorre sobre o levantamento de erros e mitos dos materiais ditos
“isolantes acústicos” ao longo dos anos, publicados em grande alcance ou ate em veículos especializados (como congressos brasileiros). Com isso, há uma discussão quanto as possíveis razoes que fazem elementos como caixas de ovos, isopores, etc, a serem considerados materiais acústicos.
O autor propõe para que o artigo contribua quanto a melhora na qualidade de produção em acústica, e também cita no texto muitos exemplos do que pode ocorrer quando aplicado um material de uso indevido para isolamento acústico, exemplificando quando acontece incêndios gravíssimos.
Na primeira parte do texto, fala-se sobre os materiais que são considerados “mitos”, com exemplos extraídos da mídia. Em seguida, através de artigos científicos ou veículos de massa, tratam-se dos erros conceituais muito presentes nos mesmos. Com tudo isso, o autor sugere uma possível razão de onde podem ter originado-se a falta de conhecimento em acústica.
Quanto aos mitos como a caixa de ovo, que possivelmente seja tratada como isolante devido a sua geometria e conhecida mundialmente. O mesmo ocorre com o isopor, que pelo fato de ser um bom isolante térmico, acaba-se associando a também um bom isolante acústico, devido a muitos materiais serem recheio de componentes duplos, tanto para isolamento térmico quanto acústico. Em seguida tem-se uma breve discrição sobre a diferença entre isolamento acústico e absorção acústica.
O isolamento acústico refere-se á capacidade de certos materiais formarem uma barreira, impedindo que a onda sonora (ou ruído) passe de um recinto a outro. Nestes casos se