Actinideos
CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA
DISCIPLINA DE QUIMICA GERAL
FERNANDA GOMES
MARIANE C. SANTOS DE TAVARES
ACTINÍDEOS
PORTO ALEGRE
ABRIL/2014
HISTÓRICO
Até aproximadamente o ano de 1940, acreditava-se que existiam apenas três elementos neste grupo, o Urânio (U), Tório (Th) e o Protactínio (Pa), contudo, com o advento da segunda guerra mundial, durante os estudos para produção da bomba atômica em aceleradores de partículas foram descobertos outros doze elementos, que hoje compõem o grupo dos actinídeos.
CARACTERIZAÇÃO
São metais de transição interna, localizados no sétimo período da tabela periódica, são conhecidos como metais radioativos, por sofrerem decaimento radioativo, ou seja, emissão de partículas α (alfa), β (Beta) ou raios γ (gama). O grupo é composto por 15 elementos (Figura 1).
Figura : Elementos pertencentes ao grupo dos Actinídeos
Os actinídeos são comumente subdivididos em dois grupos:
- Naturais: composto pelos Ac, Th, Pa, e Urânio (U), que são mais estáveis e encontrados naturalmente na natureza.
- Transurânicos: Representados pelos outros onze elementos.
Sendo assim, o Urânio é o maior elemento encontrado naturalmente na natureza, o Brasil é o quinto produtor de Urânio, possuindo reservas no nordeste e Minas Gerais.
Os actinídeos recebem este nome por possuírem características similares ao actinídio, tal elemento é extremamente radioativo, embora emita partículas Beta acaba por decair liberando também partículas Alfa. É obtido a partir do bombardeamento de rádio-226 com nêutrons em reatores nucleares, visto que é raro na natureza.
O Tório possui uma ocorrência bem maior que o actinidio, sendo utilizado na fabricação de dispositivos termoelétricos como as lâmpadas incandescentes. Possui um elevadíssimo ponto de ebulição (4788ºC).
O Urânio é utilizado na radioterapia e por ser radioativo também promove um