Acrilonitrila
Identificação da substância
Fórmula química: C3H3N Nº CAS: 107-13-1
Sinônimos: 2- propenonitrilo, acrylon e carbacryl
Descrição e usos A acrilonitrila é uma substância inflamável e apresenta-se como um líquido incolor a temperatura ambiente com odor doce. O composto é usado na fabricação de resinas como acrilonitrila-butadieno-estireno, plásticos, fibras acrílicas e borracha nitrílica (butadienoacrilonitrila). Também é um intermediário químico na preparação de acrilamida e adiponitrila (para nylon 6/6) e está presente na fumaça de cigarros.
Comportamento no ambiente
A acrilonitrila evapora rapidamente e pode ser encontrada no ar, nas proximidades de indústrias químicas que fabricam ou usam o composto. Na atmosfera reage fotoquimicamente com radicais hidroxila, formando formaldeído e outros compostos, como ácido fórmico, monóxido de carbono e cianeto de hidrogênio. A meia-vida no ar é de 4 a 189 horas. Na água, os principais processos são biodegradação por microrganismos e volatilização, com meia-vida de 30 a 552 horas para a biodegradação aeróbia e de 1-6 dias na volatilização. A substância é biodegradada em solos superficiais. Estudos experimentais indicam que o composto apresenta pouco potencial para adsorver a solos e sedimentos. A meia-vida calculada para solo é de 1-30 dias.
Exposição humana e efeitos à saúde
A acrilonitrila é uma substância tóxica e irritante para o ser humano. A principal fonte de exposição é a ocupacional, porém a população geral pode ser exposta a baixas concentrações por inalação ou contato com produtos de consumo fabricados com acrilonitrila. Os efeitos adversos observados após inalação acidental de vapores de acrilonitrila são: irritação (nariz e garganta), cefaléia, náusea, vertigem, sonolência e vômito. As exposições mais graves podem causar tremores, eritema, convulsões, colapso e, em alguns casos, resultar em morte.
A ingestão não é uma via comum de exposição, mas provavelmente pode causar sintomas