Acopladores
Acopladores Ópticos
Os acopladores ópticos são dispositivos que operam por meio de um feixe de luz, para transmitir sinais de um circuito para outro, sem a ligação elétrica.
Acopladores de fibra ópticas podem ser ativos ou passivos de dispositivos. A diferença entre ativos e passivos acopladores é que um acoplador passivo redistribui o sinal óptico sem conversão óptico-para-elétrica. Acopladores ativos são dispositivos eletrônicos que dividem ou combinam o sinal eletricamente e usam fibra óptica detectores e fontes para entrada e saída.
2.1 - Acopladores Ópticos Ativos
Os acopladores ópticos ou opto-acopladores são dispositivos que fazem a transferência de sinais de um circuito para outro através de luz (visível ou infravermelha). O emissor é um LED e o sensor um foto-transistor (podendo ser qualquer foto-sensível). O sinal é dado no LED, que então fornece luz modulada, a qual é recebida pelo sensor. Dessa forma, o sensor produz um sinal que corresponde à modulação aplicada ao emissor. Ou seja, a ligação ótica é feita dentro de um chip especialmente desenvolvido para está finalidade. Onde um Diodo emissor de luz dentro do chip envia sua luz para um foto diodo ou outro dispositivo foto sensível a luz. Quando este dispositivo foto sensível recebe a luz do emissor, a resistência entre seus terminais diminuí. Esta alteração da resistência serve para ativar ou controlar outro circuito. Como não existe contato elétrico entre os dois dispositivos internos (LED e foto-transistor) ao acoplador, o isolamento do sinal é total.
Figura 1: Acoplador Óptico
Os isoladores ópticos são usados quando se deseja um isolamento total entre dois circuitos. A tensão de isolamento entre sensor e emissor pode superar 5000 Volts. O acoplador é projetado para resistir altas voltagens entre sua entrada e saída, sendo esse um dos seus principais parâmetros, que indica esse isolamento. Esses dispositivos são bastante rápidos podendo operar com