Acoplador óptico e transformador de pulso
Aluna: Maria Sandra Alves
Professor: Evantuy de Oliveira
6º Período - Manutenção de Computadores e Suporte em Informática
RESUMO
Neste trabalho irei explicar o que é um acoplador óptico e também o que é um transformador de pulso. De forma clara verá que o acoplador óptico é nada mais do que um led emissor e um foto transistor dentro do mesmo encapsulamento, ele serve para isolar a parte de controle da etapa de potência, protegendo o circuito de elevadas tensões, corrente, etc. Em relação ao transformador de pulso veremos as suas finalidades, como ele age no circuito. Ele é um transformador com duas ou três bobinas, usado para aplicar pulso nas portas dos tiristores para acioná-los. Serve para isolar a fonte de baixa tensão do lado de comando do lado da alta tensão dos tiristores. INTRODUÇÃO
Acoplador Óptico
Os Acopladores Ópticos são componentes muito simples, porém de grande importância para a eletrônica.
Pois estes componentes são capazes de isolar com total segurança dois circuitos eletrônicos, mantendo uma comunicação ou controle entre ambos.
O isolamento é garantido porque não há contato elétrico, somente um sinal luminoso. O seu funcionamento é simples: O
diodo emissor de luz é conhecido como
LED e o receptor é um fototransistor, quando o LED está aceso, o fototransistor entra em condução. Com o LED apagado o fototransistor entra em corte.
Os acopladores ópticos são dispositivos que fazem a transferência de sinais de um circuito para outro através de luz (visível ou infravermelha). Na figura 1 temos a construção típica de um dispositivo desse tipo.
FIGURA 1.
Neste dispositivo o emissor é um
LED, que pode ser infravermelho ou visível, e o sensor é um foto -transistor
(pode ser um fotodiodo ou outro dispositivo fotossensível). Na mesma figura temos o símbolo adotado para representar esse dispositivo. O sinal é aplicado no LED, que ent ão produz luz