acontecimentos
Causas:
Precipitação muito abundante, num curto intervalo de tempo
Tempestade com origem do mar, acompanhadas de chuvas intensas e grandes ondas
Derretimento das calates de gelo
Ruptura de barragens
Podem ser agravadas pela ação do homem, através:
A ocupação do leito de cheia faz aumentar o risco de inundação e agrava a vulnerabilidade dessas áreas
A impermeabilização do solo, nas cidades, com asfalto e cimento, impede a infiltração da água e as ruas facilmente fiam inundadas
A desflorestarão faz aumentar o escoamento superficial das águas da chuva, que arrastam consigo grandes quantidades de sedimentos, assoreando a foz dos rios
Conseqüências:
Elevados prejuízos materiais
Perdas de vidas humanas
Derrocadas ou aluimentos de terras
Destruição de campos agrícolas e morte de gado
Falta de água potável
Isolamento de povoações
Terramoto ou sismo (nome mais formal) é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de actividade vulcânica, ou por deslocamentos de gases no interior da Terra, principalmente metano.
Seca é um o fenómeno climático causado pela insuficiência de precipitação, ou chuva numa determinada região por um período de tempo muito grande.
Inundação Uma inundação é o resultado de uma grande quantidade de chuva que não foi suficientemente absorvida por rios e outras formas de escoamento.
Ciclone ou furacão Este tipo de fenómenos é sempre devastador, embora com intensidades diferentes, e também assumem diferentes nomes de acordo com a área do Mundo em que se registam.
Vulcão é uma estrutura geológica criada