Acne
Reposição de minerais[editar | editar código-fonte]
Estudos desenvolvidos na Suíça revelaram que uma grande parcela dos indivíduos que apresentam manifestação de acne também apresentam deficiências na concentração de determinados minerais no organismo. Nestes casos a simples ingestão diária de água mineral com maior teor de cloretos, acima de 8 mg. por litro permitiu a redução no surgimento da acne[carece de fontes].
Esfoliação da pele[editar | editar código-fonte]
A esfoliação da pele pode ser feita tanto de maneira mecânica quanto através de substâncias químicas como o peróxido de benzoíla e ácido salicílico. Elas atuam prevenindo o acúmulo de células mortas e também ajudam na desobstrução de poros afetados. Dentre os tratamentos tópicos, o peróxido de benzoíla e o ácido salicílico são as medicações mais eficientes. No entanto, o uso deles não pode ser exagerado, correndo o risco de trazer mais oleosidade ainda à pele. A esfoliação também pode prejudicar o tratamento, aumentando as espinhas em até 20% quando em excesso, pois remove a camada protetora da pele, estimulando a produção de mais sebo.
Antibióticos tópicos e orais[editar | editar código-fonte]
A aplicação de antibióticos na região afetada, utilizando-se cremes e loções a base de eritromicina e ácido fusídico pode ser bastante eficaz. Eles atuam matando as bactérias - notadamente, P. acnes - que se alojam no orifício do folículo piloso. Há também