acionamentos eletronicos
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
Engenharia mecatrônica– mecatrônica
Mario cesar de souza- 201422011
portfólio 1 acionamentos eletrônicos
...............................................................................................................................
Guarulhos
2013
MARIO CESAR DE SOUZA
portfólio 1 acionamentos eletrônicos
Trabalho apresentado ao Curso de ENGENHARIA MECATRÔNICA da Faculdade ENIAC para a disciplina de Acionamentos eletrônicos.
Prof. Marcones
Guarulhos
2013
1.4,1.5,1.51,1.5.2,1.5.3
O motor assíncrono é dividido basicamente em três partes; Um circuito magnético estático: onde é constituído de chapas ferromagnéticas empilhadas e isoladas entre si, recebendo o nome de estator, a carcaça é a estrutura que também faz parte do conjunto, possuindo uma construção que pode ser de ferro fundido, aço ou alumínio injetado para que não haja corrosão.
Bobinas: são alimentadas pela rede de corrente alternada, se modifica de acordo com o motor monofásico ou polifásico e possuindo cavas abertas no estator.
Rotor: através do núcleo ferromagnético onde se encontra um enrolamento ou um conjunto de condutores paralelos, sendo induzidas correntes provocadas pela corrente alternada das bobinas do estator.
O rotor fica apoiado em uma determinada cavidade transmitindo a energia mecânica produzida. O entreferro fica reduzido fazendo com que diminua a corrente de perdas, assim aumenta a seu fator de potência.
Com o motor energizado o mesmo funciona como um transformador ficando em curto-circuito o secundário, exigindo da rede uma corrente superior a da nominal diminuindo na medida em que o campo girante arrasta o rotor aumentando a sua velocidade