acidos nucleicos
Os ácidos nucléicos são macromoléculas compostas por monômeros denominados nucleotídeos. Existem dois tipos de ácido nucleico: o ácido desoxirribonucleico, mais conhecido pela sigla DNA e o ácido ribonucleico, conhecido como RNA.
São formadas por unidades monoméricas menores conhecidas como nucleotídeos que são constituídos por três diferentes componentes:
Pentoses: são carboidratos cuja molécula é formada por cinco carbonos. A pentose que forma o DNA é conhecida como desoxirribose, enquanto a do RNA é chamada ribose (daí os nomes desoxirribonucleico e ribonucleico).
Bases nitrogenadas: são compostos cíclicos que contêm nitrogênio. As bases nitrogenadas são cinco: adenina, citosina, guanina, timina e uracila; e destas somente as três primeiras são encontradas tanto no DNA quanto no RNA. A base nitrogenada timina ocorre somente no DNA, enquanto a uracila é uma base exclusiva do RNA.
Fosfato: um radical derivado da molécula do ácido fosfórico, composto químico responsável pelo caráter ácido dos ácidos nucleicos.
São essenciais e presentes em todas as células, governam o desenvolvimento do corpo e sua característica especifica, fornecendo a informação hereditária e dirigindo a síntese de proteínas.
SINTESE DE PROTEÍNA
DNA – localizado no núcleo da célula, possui a informação de quais aminoácidos contem a proteína e sua ordem. A síntese de proteína ocorre no citoplasma celular, pois isso o DNA transfere a informação sintetizando o RNA, processo denominado de transcrição.
RNA -sai do núcleo celular para o citoplasma, levando consigo a ordem exata de aminoácidos de uma proteína. No citoplasma a Informação é traduzida em proteína, ocorrendo assim a síntese proteica, processo denominado de tradução.
PROTEÍNAS
São macromoléculas orgânicas constituídas de aminoácidos (monômeros) ligados entre si por ligações peptídicas.
Ligações peptídicas: ligações que unem os aminoácidos de um