Acido forte
Teoria do Quimico sueco Svante Arrhenius
Um ácido produz H+ em solução , na presença de ions H+ está relacionada as propriedades ácidas. Diferente das propriedades básicas que possuem a presença de OH-
É possível observar que , quanto mais forte o ácido mais fraca é a base os ácidos estão ionizados em soluções aquosas isto porque quando são dissolvidos em água , liberam H+ assim obtendo a ionização do meio aquoso sendo então um ácido forte (eletrólito forte)
Como ácidos liberam H+ ácidos fortes são aqueles que mais liberam H+ em água
Exemplo:
a dissociação dos ions ocorre mais frequentemente do que a formação de HCL se olharmos para a dissociação completa em si veremos que não vai haver mais HCl mais sim os íons H+ e Cl-.
Acidos com taxa de dissociação reversível muito baixa , são vistos como fortes.
“Logo, para cada 1mol de ácido forte monoprótico (com 1 átomo de hidrogênio em cada molécula) em solução, tendem a se formar 1 mol de íons de hidrogênio e 1 mol de ânions (para o ácido clorídrico, Cl-). “Júlio César Lima Lira (http://www.infoescola.com/quimica/acidos-fortes/ )
Já G.N.Lewis fez sua analise sobre o assunto concluindo que o ácido é como um orbital vazio que pode ganhar um par de elétrons , desta forma o ácido seria como um receptor de par de elétrons.
Quando há a presença dos íons provenientes dos ácidos é possível obter uma solução condutora , em uma visão panorâmica quando temos um ácido somente como íons de solução ( com sua dissociação completa , como um exemplo poderíamos analisar o HCI) obtemos um eletrólito forte , se a solução somente é constituída por moléculas e íon ( sem nenhuma dissociação tomando o exemplo do HF) podemos concluir que é um eletrólito fraco uma suposição realizada , considerando soluções de baixa concentração.
Fonte: KOTZ; TREICHEL Jr., 2006
Exemplos de Ácidos Fortes respectivos índices de pka
Ácido Hidroiodico - HI (pKa = −9.3)
Ácido