Acidez
Os objetivos da prática realizada é permitir aos alunos identificar as propriedades dos Ácidos e das Bases através de experimentos em laboratório, e identificar se uma solução é ácida ou básica através de indicadores.
4. Parte experimental
A aula laboratorial de constatação e identificação de ácidos e bases será dividida em três partes: na primeira, os alunos farão misturas entre indicadores de ácido-base e as substâncias: Hidróxido de sódio, ácido clorídrico e ácido nítrico e observarão as reações. Na segunda, será observada a reação de ácidos fortes sobre bases, metais e carbonato. Na terceira parte, será medido o pH das soluções: Vinagre, pasta de dente, sabonete e água de café.
4.1 Materiais e reagentes
Para realizar as práticas propostas no item anterior e cumprir com o objetivo das mesmas foram necessários os materiais e reagentes indicados na Tabela 1.
Tabela 1 – Materiais e reagentes usados na prática
Descrição
Quantidade
Tubo de ensaio
21 unid.
HCl (0,5 mol/l)
12 ml
HNO3 (0,5 mol/l)
10 ml
HNO3 (6 mol/l)
04 ml
NaOH (0,5 mol/l)
08 ml
Fenolftaleína
08 gotas
Alaranjado de Metila
06 gotas
Azul de Bromotimol
06 gotas
Grão de Cobre (Cu(metálico))
02
Grão de Zinco (Zn(metálico))
02
Carbonato de Sódio (Na2CO3(s))
02 porções pequenas
03 ml
Fonte: Autoria própria
4.2 Procedimento experimental
Na primeira parte da aula prática, relacionada aos indicadores de ácido-base, foram enumerados 9 tubos de ensaio e separados em 3 filas, à primeira fila (tubo-01, tubo-02 e tubo-03) foram adicionados 2 ml de Ácido Clorídrico (HCl) a cada tubo, à segunda fila (tubo-04, tubo-05 e tubo-06) foram adicionados 2 ml de Ácido Nítrico (HNO3) em cada tubo e na ultima fileira (tubo-07, tubo-08 e tubo-09) foram adicionados 2 ml de Hidróxido de Sódio (NaOH) a cada tubo. Depois de feito isso, foram adicionadas 2 gotas de Fenolftaleína aos tubos 01, 04 e 07, da mesma forma foram