Acidez da agua
DEFINIÇÃO DE ACIDEZ DAS ÁGUAS: Capacidade que um meio a quoso possui de reagir quantitativamente com uma base forte a um pH definido . É expre ssa em miligramas por litro de carbonato de cálcio equivalente, a um determinado pH (NBR 9896/1993).
A água com teor acentuado de acidez pode provocar corrosão no meio em que as mesmas atravessam ou nos recipientes onde são armazenadas, influem na velocidade das reações químicas e processos biológicos. Os ácidos fortes, ácidos fracos (ácido car bônico e ácido acético), sais hidrolisáveis como sulfato de ferro ou alumínio, são os mai s comuns causadores de acidez nas águas.
Do ponto de vista ambiental a problema mais grave reside no derra mamento de efluentes industriais sem prévio tratamento, na natureza. Mesmo sendo os efl uentes ácidos um tipo de poluição que se dissipa a medida que vai se afastando do ponto de lançamento, os efeitos químicos e bioquímicos negativos (solubilização de metais e pH inadequado à vi da, principalmente) podem ser observados nos locais imediatos do despejo.
MÉTODOS:
a) Titulométrico com indicador.
b) Titulação potenciométrica.
2- OBJETIVO
Determinar a acidez em amostras de água para abasteciment o público e águas naturais em geral, através do método titulométrico com indicador
.
3- METODOLOGIA
Materiais Reagentes
2 erlenmeyer de 250 mL
1 béquer de 100 mL
1 proveta de 100 mL
1 funil de haste curta
1 bureta de 25 ou 50 mL
1 pipeta volumétrica de 100 mL
1 pera insufladora de ar
1 vidro de relógio
1 espátula balança analítica
1 suporte universal
1 garra para bureta papel de filtro quantitativo
Solução de NaOH (hidróxido de sódio) 0,02 mol/L
Solução de fenolftaleína
HK(C
8
H
4
O
4
) (Hidrogenoftalato de potássio, ou biftalato de potássio)
1)
Padronização da solução de NaOH 0,02 mol/L
a)
Calcular a massa de HK(C
8
H
4
O
4
) para padronizar o NaOH 0,02 mol/L, considerando o gasto de
20 mL desta solução (volume teórico).