Acidentes na Infancia
Os acidentes domésticos são um grupo bastante heterogéneo e frequente. Estes acidentes são muito comuns em crianças pequenas e acontecem muito rapidamente (enquanto se vai abrir a porta ou atender o telefone) daí ser tão importante alertar para os perigos que a criança enfrenta no interior da sua própria casa.
Entende-se como acidente doméstico aquele que ocorre não só no interior da habitação, mas também nas suas dependências exteriores e acessos.
Os acidentes domésticos estão entre as principais causas de morte no período da lactação, nomeadamente nos lactentes entre os 6 e 12 meses. Nesta fase a criança vai adquirindo maiores capacidades locomotoras e de manipulação, que conjugadas com a sua curiosidade sobre o meio envolvente torna a ocorrência de acidentes um fenómeno difícil de evitar.
Desta forma a vigilância constante, o extremo cuidado e o conhecimento sobre como evitar estes acidentes são fundamentais para manter o bem-estar físico da criança. Apresento-vos os acidentes mais comuns divididos pela idade da criança:
Acidentes mais comuns do nascimento aos 4 meses
Nos primeiros meses o bebé tem uma capacidade motora bastante limitada. No entanto, aos 4 meses a criança já é capaz de fazer vários tipos de movimentos: vira-se sozinha, e quando está deitada de costas consegue voltar-se de barriga para baixo; mantém-se sentada ainda que por curtos períodos de tempo; é capaz de movimentar-se em várias posições; as suas mãos já conseguem pegar em objetos, levando tudo o que surge à boca.
Nesta idade e de acordo com as capacidades adquiridas pela criança, os acidentes mais comuns são: a aspiração, a asfixia, o afogamento, as quedas, as queimaduras e as lesões corporais.
Acidentes mais comuns dos 4 aos 7 meses
A criança quando atinge esta idade desenvolve novas capacidades que vão proporcionar um risco ainda mais elevado para a ocorrência de acidentes. A criança nesta fase é capaz de:
fazer rolar o seu