Acidente na construção civil
Lucineide Leite Pessoa
Publicado em 02/2014. Elaborado em 11/2013.
Página 1 de 1
100%gostaram1voto
ASSUNTOS:
PRINCÍPIOS DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
ACIDENTE DE TRABALHO
MEIO AMBIENTE DO TRABALHO
DIREITO DO TRABALHO
Existem inúmeros perigos inerentes ao trabalho na construção civil, no entanto, há boas práticas que podem facilmente ser aplicadas no sentido de impedir a ocorrência de acidentes.
Resumo: O trabalho a seguir trata dos riscos de acidentes de trabalho presentes na indústria da Construção Civil. A pesquisa está baseada na análise e interpretação de coletânea de bibliografias pertinentes sobre o tema. Os achados formam a base para uma análise das suas causas, métodos de prevenção, a eficácia dos treinamentos para adesão às medidas de segurança e evidenciam a necessidade de uma pedagogia transformadora nas ações de promoção da saúde e prevenção dos acidentes de trabalho.
Palavras-Chave: Acidentes de trabalho. Prevenção de riscos. Promoção da saúde.
1. INTRODUÇÃO A Indústria da Construção Civil é uma atividade econômica que envolve tradicionais estruturas sociais, culturais e políticas. É nacionalmente caracterizada por apresentar um elevado índice de acidentes de trabalho, e segundo ARAÚJO (1998), está em segundo lugar na frequência de acidentes registrados em todo o país. Esse perfil pode ser traduzido como gerador de inúmeras perdas de recursos humanos e financeiros no setor.
Os acidentes de trabalho têm sido frequentemente associados a patrões negligentes que oferecem condições de trabalho inseguras e a empregados displicentes que cometem atos inseguros. No entanto, sabe-se que as causas dos acidentes de trabalho, normalmente, não correspondem a essa associação, mas sim às condições ambientais a que estão expostos os trabalhadores e ao seu aspecto psicológico, envolvendo fatores humanos, econômicos e sociais.
2. RISCOS DE ACIDENTE DE TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
De acordo