ACIDENTE DE TRÂNSITO
No dia 13 de setembro de 2013, sexta feira, recebemos no auditório da FACCACI a presença da superintendente da Santa Casa de Cachoeiro, Sra. Nercedes Canal; da supervisora do Banco de Sangue da Santa Casa de Cachoeiro, Sra. Cintia Pimenta e do Sr. Paulo bento, trabalha no setor de trânsito da PMCI, para ministrarem uma palestra cujo tema foi: Acidentes de Trânsito.
A palestra teve como público todos os alunos da FACCACI.
1º Nercedes Canal, Superintendente da Santa Casa de Cachoeiro, abordou o tema:
O tamanho do problema da saúde pública: O aumento do número de acidentes de moto é um dos maiores índices. De acordo com pesquisas realizadas, há um aumento anual de 12% com média de 5,5% acidente de moto por dia, tendo por base o período de 2011/2012 em Cachoeiro de Itapemirim.
Os homens são os que mais se envolvem em acidentes. Toda segunda e terça feira é difícil conseguir uma vaga nos hospitais por causa de acidentes dos finais de semana, por chuvas, álcool ou imprudência nas estradas.
O custo de um paciente nos hospitais é além do esperado. Os valores repassados hoje já estão defasados, por isso os hospitais vivem em eterna busca de ajuda através de campanhas.
2º Cintia Pimenta, Supervisora do Banco de Sangue da Santa Casa de Cachoeiro, discorreu sobre:
Doação de sangue: O principal critério para ser um doador é ser maior que 16 anos e ter acima de 50 quilos. Para doar é preciso ter tido uma boa noite de sono. Estar alimentado. Não pode ter relações sexuais de risco, não pode ter feito tatuagem recente, não pode ter doenças crônicas, nem ter bebido 24 horas antes da doação.
As resoluções e portarias que regem o banco de dados afirmam que a doação de sangue é voluntária e sem fins lucrativos.
Para doar é necessário passar por três etapas:
1. A identificação: é a conferência dos documentos.
2. A triagem patológica: entrevista para saber mais do doador e uma 1º retirada para análise.
3. A doação: a retirada do sangue.