Historia da Enfermagem no Brasil
A organização da Enfermagem na Sociedade Brasileira começa no período colonial e vai até o final do século XIX. A profissão surge como uma simples prestação de cuidados aos doentes, realizada por um grupo formado, na sua maioriam, por escreavos. Desde o príncipio da colonização foi incluida a abertura das Casa de Misericórdia, que tiveram origem em Portugal.
A primeira Casa de Misericórdia foi fundada na Vila de Santos, em 1543. Em seguida, ainda no século XVI, surgiram as do Rio de Janeiro, Vitória, Olina e Ilhéus, Mais tarde Porto Algre e Curitiba, esta inaugurada em 1880, com a presença de D.Pedro II e Dona Tereza Cristina.
No que diz respeito à saúde do povo brasileiro, merece destaque o trabalho do Padre José de Anchieta. Ele não limitou ao ensino de ciências e catequeses. A terapêutica empregada era à base de ervas medicinais minuncioasamente descritas. Outra figura de destaque é Frei Fabiano Cristo, que durante 40 anos exerceu atividades de enfermeiro no Convento de Santo Antônio no Rio de Janeiro.
No começo do século XX, grande número de teses médicas foram apresentadas sobre Higiene Infantil e Escolar, demonstrando os resultados obtidos e abrindo horizontes e novas realizações. Esse progresso da medicina, entretanto, não teve influência imediata sobre a enfermagem.
Anna Nery
Assim sendo, na enfremagem brasileira do tempo do Império, raros nomes se destacaram e, entre eles, merece especial menção o de Anna Nery.
Em 13 de dezembro de 1814, nasceu Ana Ferreira, na cidade de Cachoeirea, na Província da Bahia. Casou-se com Isidoro Antonio Nery e ficou viúva aos 30 anos de idade.
Seus dois filhos, um médico militar e um oficial do exército, são convocados a servir a Pátria durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), sob a presidência de Solano Lopes. O mais jovem aluno do 6º ano de Medicina, oferece seus serviços médicos em prol dos brasileiros.
Anna Nery não resiste à separação da sua família e escreve ao