ACIDENTE DE TRABALHO – PEDREIRO
III FESEG – FEIRA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
ACIDENTE DE TRABALHO – PEDREIRO
NOMES: ANA PAULA
CARLOS BRAGA
CELSO VIEIRA
DEBORA VIANA
ELIETE PEREIRA
GERALDO ANDRADE
MICHELE
SANDRA CRISTINA
SANDRA HELENA
VERONICA LORRAINE
TURMA: 2S1N2
BELO HORIZONTE, 2013
TEMA
A Construção Civil é um ramo industrial que pode ser fragmentado, para fins de análise, em diferentes setores, classificados a partir de critérios distintos: tipo de empresa, tipo de obra e fase de obra. E que pela diversidade das classificações existentes na literatura especializada, fez a opção de utilizar uma classificação que aponta a existência dos seguintes setores:
1) Edificações;
2) Obras de Saneamento e Terraplenagem;
3) Obras de Arte.
Mas evidenciou outra classificação muito conhecida e utilizada como referencial teórico, na qual são apontados três setores: 1) Edificações; 2) Construção Pesada 3) Montagem Industrial.
Sendo que o setor Edificações refere-se à construção de edifícios residenciais, comerciais e industriais, públicos ou privados. Construção esta realizada por empresas de grande, médio e pequeno porte. Já o setor da Construção Pesada abarca a construção de infra-estrutura viária urbana e industrial, de obras de arte, de saneamento, de barragens hidrelétricas, dutos, túneis, superestrutura ferroviária e obras de tecnologia especial. E o setor Montagem Industrial, ou seja, de montagem de estruturas mecânicas, elétricas e hidromecânicas para instalação de indústrias.
Freqüentemente encontra-se nos canteiros de obra trabalhadores terceirizados, através das empreiteiras ou subempreiteiras e haverá a precarização de direitos quando se priorizar o lucro, em detrimento do respeito ao cumprimento dos direitos trabalhistas.
É de suma importância que os trabalhadores tenham as suas carteiras de trabalho devidamente assinadas pelo seu empregador; que participem de treinamento antes de iniciarem as