Acidente botrópico fatal
Acidente botrópico fatal fa Death caused by bothrops poisoning
Paula M. Luciano1, Gyl Eanes Barros Silva2, Marisa M. de Azevedo-Marques3
RESUMO
Os acidentes ofídicos causados pelo gênero Bothrops ocasionam manifestações locais secundárias à ação inflamatória aguda do veneno. A ocorrência de óbito (em torno de 0,6% do total de casos atendidos anualmente no Brasil) é rara, mas certamente, traumática. O relato deste caso visa chamar a atenção para possíveis complicações locais e sistêmicas (insuficiência renal e sepsis) neste tipo de envenenamento e enfatizar as medidas terapêuticas e de suporte que devem ser realizadas em tempo hábil.
Palavras-Chave: Mordeduras de Cobra. Bothrops. Envenenamento. Síndromes de Compartimento.
Fasciotomia.
Introdução
No Brasil, os acidentes ofídicos são causados por serpentes dos gêneros: Bothrops (jararaca),
Lachesis (surucucu), Crotalus (cascavél) e Micrurus
(coral)1. Há predomínio dos acidentes causados pelo gênero Bothrops (correspondem a 85% das notificações encaminhadas ao Ministério da Saúde). Ocorrem mais no sexo masculino, em trabalhadores rurais, na faixa etária de 15 a 49 anos e nos membros inferiores 1. Os envenenamentos acontecem periodicamente, com picos de incidência no começo e no final do ano. São notificados em torno de 20.000 acidentes e mais de 100 mortes por ano em todo país2. A mortalidade relaciona-se com o gênero de serpente responsável pelo acidente e ocorre principalmente nos acidentes causados pelo gênero crotalus (60,5%), geralmente quando há demora no atendimento inicial (mais que 6 horas).
O quadro clínico e os dados de exames complementares dos acidentados devem-se às três principais atividades do veneno botrópico3:
1. Pós-graduanda do Departamento de Clínica Médica.
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP.
2. Pós-graduando do Departamento de Patologia. Faculdade de
Medicina de Ribeirão Preto - USP.
3. Docente. Divisão de Emergência, Departamento de