Acesso e qualidade na educação à distância
Laura Gauto de Souza Nogueira
RESUMO
Devido o processo de globalização e implementação das mais diversas tecnologias, é crescente o acesso à educação, seja esta superior ou técnica, onde as pessoas almejam um processo continuado da construção do conhecimento. É neste contexto que se expande a Educação à Distância como modalidade de ensino no país.
O desafio de educar e educar-se a distância é grande, por isso o objetivo deste trabalho é informar sobre o panorama atual sobre o acesso e a qualidade na modalidade de Educação à Distância, de acordo com estudos da área.
Após identificar o serviço educacional (educação a distância), é preciso identificar as características de qualidade que são importantes para os clientes, e gera satisfação aos alunos.
A EAD vem sendo vista por muitos governos como um caminho mais barato e que atinge rapidamente um número maior de trabalhadores, caracterizando com isso o maior acesso ao ensino. Deste modo este texto trará informações que irão auxiliar no entendimento deste processo de democratização, e possíveis dificuldades ao longo deste caminho.
Palavras-chave
Educação à Distância; qualidade em Ead; democratização do ensino; autonomia do estudante; avaliação da aprendizagem e satisfação.
1 - INTRODUÇÃO
Nestas duas últimas décadas observamos, em todos os continentes, uma expansão da modalidade de Educação a Distância. O conceito de qualidade em educação visa debater as dimensões sociais, políticas e acadêmicas, que resulta na análise das estruturas, dos processos e dos resultados decorrentes das práticas de ensino presenciais ou à distância. Conhecer os referenciais teóricos que direcionam este sistema, bem como os métodos de avaliação e satisfação, demonstra um panorama atual em que os resultados nas práticas qualitativas e acessibilidade às classes como uma nova realidade. Qual é esta