acessibilidade
Durante o segundo semestre do curso de Relações Públicas do ano de 2014, na disciplina de Teorias e Métodos de Pesquisa em Comunicação foi elaborado um projeto visando dar uma atenção especial às pessoas que necessitam de acessibilidade. O projeto iniciou com a pesquisa das leis que garantem o direito de acessibilidade aos indivíduos com tal necessidade. Posteriormente foram verificados os locais, no município de São Borja, que possuem as adaptações necessárias, conforme prevê a lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, da presidência da república, onde foi constatada a precariedade dos acessos às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Acessibilidade consiste na possibilidade de acesso a um lugar ou conjunto de lugares. Significa não apenas permitir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informações, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população, visando sua adaptação e locomoção, eliminando as barreiras. Atualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população, visando eliminar os obstáculos existentes ao acesso, modernizando e incorporando essas pessoas ao convívio social, possibilitando-o ir e vir.
Pensando neste assunto e dos maus acessos e condições que portadores de deficiência física passam por não terem ainda todas as condições adequadas que merecem, utilizando o método de pesquisa estudo do caso, os alunos propõem a criação de um programa de conscientização da população do município acerca da importância de colaborarem na melhoria das providências até agora tomadas pela Prefeitura Municipal, bem como em empresas públicas e privadas, onde abordaremos os projetos já existentes na cidade, as necessidades do público alvo que são os deficientes físicos, e o que precisa ser mudado