Acessibilidade
No âmbito da meta de estimular a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, é muito importante a atuação da Escola Senai Ítalo Bologna, localizada no município de Itu, no interior do Estado. É fundamental que seu modelo e expertise sejam parâmetros para a multiplicação de estabelecimentos similares em todo o País, proporcionando aos profissionais com deficiência oportunidades de qualificação técnica de alto nível.
Recentemente, a FIESP também assumiu a Coordenação Executiva do “Fórum Permanente de Empresas para a Inclusão Econômica das Pessoas com Deficiência”. Participam do organismo não somente indústrias paulistas, mas também empresas de serviço e consultorias de abrangência nacional.
Esse Fórum e seus desdobramentos, por meio de workshops temáticos, têm como objetivo reunir as empresas que, por meio do know how obtido em conjunto com a FIESP ou desenvolvido por elas mesmas, já alcançaram a excelência na contratação de pessoas com deficiência. Sua experiência, portanto, é valiosa como paradigma para o mercado. O Fórum também busca proporcionar o diálogo entre empresários, a sociedade civil, governo e formadores de opinião, promovendo sua integração em torno do debate sobre o relevante tema.
Com essas e outras ações, a bandeira da FIESP tem sido a de que o empresariado deva contratar os profissionais com deficiência com base em critérios de eficácia e aptidão profissional e não movido pelo paternalismo e apenas para cumprir as determinações da legislação trabalhista. Assim, a inserção profissional desses trabalhadores precisa ser analisada sob a mesma