Acessibilidade feira central campo grande ms
Este local foi escolhido como objeto de estudo pelo grupo por sua importância turística e cultural para a cidade, considerando a grande frequência do público que utiliza este patrimônio diariamente.
A Feira Central de Campo Grande possui três áreas de acesso, sendo elas: Acesso Estacionamento, Acesso Av. Calógeras (Antiga Estação Ferroviária) e a principal, que é o Acesso 14 de julho. Esta última possui uma rampa e escada acessível que serão analisados pelo grupo.
A existência de uma rampa e uma escada com corrimãos e patamares no Acesso 14 julho daria a impressão que já é o suficiente para atender as necessidades de acessibilidade dos usuários. Mas não é bem assim. Neste caso, o grupo está investigando se a rampa e a escada em estudo estão ou não adequados, segundo a norma 9050/2004 da ABNT. Ao primeiro passo, foi realizado um levantamento fotográfico do local, focando e identificando os aspectos da natureza de um projeto arquitetônico de acessibilidade ou até na ausência do mesmo. Após a identificação dos aspectos de acessibilidade e seus respectivos registros fotográficos, tornou-se a importância de realizar o Levantamento Arquitetônico para analise técnica da edificação. Informações como dimensões, níveis e inclinações puderam ser obtidas nesta segunda etapa de levantamentos. Os equipamentos utilizados para a realização os levantamentos foram uma máquina fotográfica, trenas de 5 e 50m e uma régua de nível de 60cm, além de material para anotações.
Abaixo, seguem alguns aspectos identificados nos levantamentos:
✓ Piso irregular, com rachaduras e sem antiderrapantes;
✓ Ausência de pisos táteis de alertas, pois há mudanças de nível do piso;
✓ É recomendável que os corrimãos de escadas e rampas sejam sinalizados com um anel de textura contrastante com a superfície do corrimão, além de