Polímeros
Na história da humanidade há várias descobertas que mudaram o rumo do seu desenvolvimento, por isso podemos dizer que estamos vivendo a era dos pláticos. A revolução que os plásticos provocam no modo de produção de materiais também pode ser benéfica ao meio ambiente, já que vários fatores que o tornam menos poluente.
Os Polimeros são Macromoléculas, constituídas por meio de ligações covalentes, que apresentam unidades estruturais de grupos de átomos (monômeros) unidos por ligações covalentes que se repetem.
Estrutura molecular da celulose
Reações de Polimerização
A síntese artificial de polímeros desenvolveu-se a partir de 1860 e em 1909 o químico belga Leo Hendrik Baekeland( 1863-1944) criou uma resina plástica bastante resistente ao calor , chamada baquelite.
Polimerização de adição
Polímeros de adição são formados por reações em cadeias nas quais os monômeros são adicionados as pontas da cadeia, fazendo crescer, ou seja a reação produz apenas um produto. Atualmente os polimeros de adição dominam a economia das indústriais químicas. A classificação dos polímeros de adição é dada pelo tipo de monômeros.Ex: polímeros vinilicos(carbono da ligação dupla( C=C)).
Reação de polímerização de adição
Exemplos de polímeros de adição
Polimerização de condensação
Ocorre a formação de moléculas poliméricas, há formação de moléculas de um subproduto, que pode ser água, um ácido ou um álcool, amônia etc. Cada molécula que se une ao polímero leva à formação de uma molécula do subproduto. Alguns tecidos são feitos a partir de polímeros de condensação ( náilons).
Reação de polimerização de condensação
Plásticos
Materiais poliméricos sólidos em temperatura ambiente e facilmente moldáveis. Termorrígidos. ex: silicone, baquelite, caseína. Termoplásticos: poliamida, polietileno.
Diversidades de plásticos
Polietileno- (CH2-CH2)n.
possui uma alta resistência à umidade e ao ataque químico. Ex;