ACESSIBILIDADE EM PORTO VELHO
PORTO VELHO RO-UNIRON
RAFAEL JONIS SERRA DOS SANTOS
RELATÓRIO SOBRE ACESSIBILIDADE NA AVENIDA SETE DE
SETEMBRO.
PORTO VELHO
2013
RAFAEL JONIS SERRA DOS SANTOS
RELATÓRIO SOBRE ACESSIBILIDADE NA AVENIDA SETE DE
SETEMBRO.
Trabalho de avaliação do primeiro bimestre da matéria de Infra Estrutura
Urbana
do curso de
Arquitetura
Urbanismo da UNIRON, apresentado na modalidade teórico, como requisito parcial para a avaliação da disciplina.
Orientador: GIOVANNI BRUNO SOUTO
MARINI.
PORTO VELHO
2013
INTRODUÇÃO
Segundo artigo 5º da Constituição Federal estabelece o de direito de ir e vir de todos os cidadãos brasileiros. Ou seja, qualquer cidadão, com deficiência ou não deve ter o direito de poder chegar facilmente a qualquer lugar. Esta liberdade permite o caminhar pelos passeios públicos sem barreiras, desníveis ou buracos. De acordo com a Norma da ABNT 9050 o termo acessibilidade significa possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos.
O objetivo central deste relatório é levantar problemas relacionados com a acessibilidade nas calçadas da Avenida 7 de setembro na cidade de Porto Velho para posteriormente, propor medidas cabíveis que viabilizam melhorias na circulação da população. A obra de revitalização e padronização das calçadas teve inicio em 2012 pela secretaria de Projetos e Obras Especiais em parceria com lojistas do centro da Capital entre a Rua Brasília e a Avenida Farquar em adequação a Lei de nº 1.954 aprovada em 2011 e que trata da padronização das Calçadas como meio de garantir acessibilidade a toda à população.
RELATÓRIO DE CAMPO
A visita foi realizada no dia 11 de setembro de 2013 sob supervisão do professor Giovanni Bruno Souto Marini. O ponto de partida foi a confluência das ruas
7 de Setembro com Marechal Deodoro e término na esquina da