Acerte o tom e ajuste a letra
Introdução
Atualmente, torna-se cada vez mais crescente os fatores que contribuem para promoção de distanciamento da fala dentro da Língua Portuguesa em sua norma culta: a internet, a televisão, as produções musicais são meios que promovem muitas vezes o uso inadequado da gramática influenciando o afastamento da fala dentro da norma supracitada. A título de exemplo, citam-se as músicas que, em muitos casos, apresentam desvios da norma culta respaldados na desculpa da licença poética. Assim, este estudo objetivou apresentar erros gramaticais contidos em composições de músicas.
Metodologia
No desenvolvimento deste projeto, procurou-se analisar algumas composições musicais apontando os erros e os comparando à escrita normativa que ali deveria estar ao invés de tantos equívocos encontrados dentro dessas composições que tantas vezes ouve-se e frequentemente não se percebe a forma coloquial em que são compostas. Para a execução do projeto, inicialmente foi realizado um levantamento das músicas e em seguida a analise das mesmas e apresentação da forma correta.
Resultados
Neste levantamento preliminar, foram identificados inúmeros erros nas composições musicais consultadas. Mais ainda, utilizando-se da gramática normativa foram feitas correções das palavras contidas nas referidas músicas. Puderam-se perceber erros de regência, concordância, colocação pronominal entre outros.
Considerações finais
Pode-se perceber que a música é muito mais sensível e absorvida no nosso dia a dia do que próprias regras gramaticais que nos capacitam falar e escrever dentro da norma culta. Assim, pretendeu-se investigar e analisar os erros gramaticais evidenciadas nas composições musicais que podem levar os ouvintes ao mesmo erro mesmo que subliminarmente.
Palavras chaves
Música – erro – gramática – Língua Portuguesa – norma