Acentuação e pontuação
Introdução
A pontuação é um elemento importante da linguagem e da escrita. A pontuação indica onde pausar, o tempo da pausa e possivelmente a necessidade da inflexão da voz. E alguns idiomas, se o leitor não mudar o tom de voz, quando a pontuação exige, poderá transformar uma pergunta em afirmação ao mudar completamente o sentido da frase. Em muitos idiomas é impossível ler corretamente sem prestar bastante atenção dos sinais de pontuação`` tanto os gráficos como os que se encontram subentendido no contexto´´. Pois os sinais influenciam o som das letras. Por isso somos exigidos a conhecer bem as regras de pontuação e acentuação.
ACENTUAÇÃO
Diacrítico
O acento agudo ( ´ ) - colocado sobre as letras a, i, o e sobre o e do grupo em, indica que essas letras representam as vogais tónicas / tônicas da palavra: carcará, caí, armazém. Sobre as letras e e o, indica, além de tonicidade, timbre aberto: lépido, céu, tóxico.
O acento circunflexo ( ^ ) - colocado sobre as letras a, e e o, indica, além de tonicidade, timbre fechado: lâmpada, pêssego, supôs, Atlântico.
O til ( ~ ) - indica que as letras a e o representam vogais nasais: alemã, órgão, portão, expõe, corações, ímã.
O acento grave ( ` ) - indica a ocorrência da fusão da preposição a com os artigos a e as, com os pronomes demonstrativos a e as e com a letra a inicial dos pronomes aquele, aquel, aqueles, aquelas, aquilo: à, às, àquele, àquilo.
O Trema ( ¨ ) – sinal de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada e abolido e deixa de fazer parte da língua portuguesa. O sinal só é mantido em nomes próprios de origem estrangeira e nos seus derivados.
PONTUAÇÃO
. (ponto) - para marcar final de frases. É um sinal de pontuação