Relatorio física resistores
ÍNDICE
1. Introdução......................................................................... 04
2. Objetivo ............................................................................ 05
3. Fundamentação Teórica ............................................. .....06
4. Procedimentos e Resultados ........................................... 08
5. Conclusão ........................................................................ 15
6. Bibliografia ............................................................... ........16
INTRODUÇÃO
Esse relatório possui como princípio a análise dos resistores, a sua composição e o seu comportamento em diferentes circunstâncias. Com o uso de equipamentos apropriados que nos possibilitam fazer as medidas adequadamente, analisaremos o comportamento para cada resistor quando inserido nele uma diferença de potencial, ou seja, uma corrente elétrica inserida no sistema.
A corrente elétrica é um escoamento de elétrons que percorre por um condutor quando entre seus extremos houver uma diferença de potencial. Essa diferença de potencial é o que é denominada como tensão. A variação da tensão aplicada ao sistema é que nos permite observar o desempenho do resistor.
Resistores são elementos que têm como desígnio oferecer uma contestação à passagem de corrente elétrica, por meio de seu material. A essa contestação damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade o ohm. Causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém nunca causam quedas de corrente elétrica. Isso indica que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será precisamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão. Aproveitando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados.
Estudando a Lei de Ohm analisamos que a corrente, em um circuito, é diretamente proporcional a voltagem utilizada e inversamente