Acardismo

969 palavras 4 páginas
O arcadismo é uma escola literária surgida na Europa no século XVIII, também denominada de setecentismo ou neoclassicismo. O nome "arcadismo" é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética.
A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito. Por essa razão muitos poetas do arcadismo adotaram pseudônimos de pastores de Tetões gregos ou latinos. Caracteriza-se ainda pelo recurso a esquemas rítmicos mais graciosos.
Numa perspectiva mais ampla, expressa a crítica da burguesia aos abusos da nobreza e do clero praticados no Antigo Regime.
Adicionalmente os burgueses cultuam o mito do homem natural em oposição ao homem corrompido pela sociedade, conceito originalmente expresso por Jean-Jacques Rousseau, na figura do “bom selvagem”. Falar sobre os movimentos artísticos é, sobretudo, enfatizar acerca de questões relacionadas ao contexto histórico-social que demarcou a história da humanidade. As manifestações artísticas, todas elas inerentes às chamadas escolas literárias, foram fruto de uma leitura de mundo, segundo a concepção dos artistas que por meio delas se fizeram percebidos. Partindo de tal princípio, enfatizaremos o movimento árcade, revelado pelo estilo de época denominado Arcadismo.
Situamo-nos, portanto, no século XVIII, época profundamente demarcada por grandes transformações sociais. Uma delas, a Revolução Industrial, trouxe consigo o êxodo rural e, consequentemente, o crescimento urbano. Emergia, assim, a mão de obra assalariada, tendo como consequência o progresso tecnológico e científico, colocado a serviço da produção de bens. A aristocracia foi perdendo seu poder de força e, consequentemente, entrava em declínio o absolutismo monárquico, passando a ceder lugar à burguesia.
Somada a tais transformações, entrava em cena uma nova corrente filosófica – o Iluminismo, calcado no pressuposto de que a razão era fator determinante para a

Relacionados

  • Acardismo no brasil
    2442 palavras | 10 páginas
  • Arcadismo
    743 palavras | 3 páginas
  • biografias
    2710 palavras | 11 páginas