Academic1
615 palavras
3 páginas
Academica: RA:
“Roteiro geral do fazer” passos que devem estar contidos num planejamento:
1. Preparação Esta etapa é totalmente necessária se a instituição ou grupo está iniciando um processo mais globalizado e mais participativo de planejamento. Mais tarde ela pode ser omitida, embora o aprofundamento das questões básicas não seja desagradável nem inútil, para as pessoas,quando for levado a efeito com senso de oportunidade, com clareza e com objetivos bem definidos. O objetivo desta etapa é promover dos pontos básicos de um processo científico e participativo, a fim de que cresça a motivação para o planejamento e para que se possibilite a eficiência nas etapas seguintes. Isso será feito basicamente, com apresentação de palestras somadas á leitura de textos escolhidos. A isso deve- se acrescentar a análise, em grupos e em plenário, das palestras e dos textos apresentados. Além das questões relacionadas ao planejamento, pode-se segundo as circunstâncias, agregar a esta etapa de preparação mais conteúdo relacionado á visão da realidade global brasileira e latino-americana, a visão ideal de sociedade e de homem, a um projeto educativo adequado para os dias de hoje.
2. Elaboração do plano global de médio prazo
I-Elaboração de um marco referencial É necessário que o grupo tenha noção do que seja um marco referencial e compreenda os aspectos em que se apresenta. Isso pode vir da etapa de preparação e/ou pode ser retomado em 30 minutos antes de se iniciarem os trabalhos de sua elaboração.
II- Elaboração de um diagnóstico É necessário que o grupo tenha clareza sobre a que seja um diagnóstico. Além do que ficou claro na etapa da preparação, é indispensável que o grupo seja lembrado de que o diagnóstico não é uma descrição da realidade mais um juízo sobre a instituição, resultante da comparação de sua realidade presente com a realidade desejada, apresentada no marco operativo. Diferente do que acontece em relação ao marco referencial, a bibliografia sobre o