Academia da Saude
-Maísa
-Patrícia
Como surgiu o Programa Academia da Saúde?
A mudança de perfil da saúde tem exigido uma transformação na maneira como se organizam e são oferecidos os serviços de saúde para garantir o acesso e os cuidados concernentes ao cenário atual de adoecimento e mortalidade por condições crônicas, sobretudo no que tange ao excesso de peso e obesidade. Veja, a seguir, a prevalência desses agravos no Brasil de 1975 a 2009.
Gráfico 1. Prevalência de déficit de peso,excesso de peso e obesidade entre adultos (20 anos ou mais), por sexo. Brasil, 2010.
Quais são as políticas que subsidiam o Programa Academia da Saúde?
• Política Nacional de Atenção Básica (PNAB)– PORTARIA Nº 2.488, DE 21 DE OUTUBRODE 2011.
No Brasil, a Atenção Básica (AB) é desenvolvida pelos municípios, ficando, assim, mais perto da população. Ela deve ser o primeiro contato dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS), a principal porta de entrada para a
Rede de Atenção à Saúde.
As ações da AB buscam a ampliação da autonomia, considerando o contexto de vida, a cultura, a realidade social das pessoas e das coletividades por meio do trabalho multiprofissional, interdisciplinar e em equipe, na busca pela produção do cuidado integral.
• Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) – PORTARIA Nº 687, DE 30 DE MARÇO DE 2006.
No SUS, a estratégia de promoção da saúde traz aspectos que determinam o processo saúde doença e as possibilidades de potencializar formas mais amplas de intervir em saúde. Trata-se de uma política transversal, integrada e intersetorial, que estimula a composição de redes de compromisso e corresponsabilidade quanto à qualidade de vida da população, a partir da participação de todos no cuidado com a saúde.
A PNPS tem o objetivo geral de promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente,