Academia de Saúde
Considerando a localização do polo e o processo de planejamento das atividades do Programa Academia da Saúde:
As profundas e rápidas transformações demográficas, epidemiológicas e sociais acarretaram, nestas últimas décadas, consequências consideráveis sobre o sistema de saúde em todo o mundo, representando modificações profundas no perfil epidemiológico da população brasileira e determinando novas e crescentes necessidades de atenção à saúde no Brasil. No quadro epidemiológico atual o predomínio das doenças crônicas não transmissíveis, somado ao aumento da expectativa de vida e o envelhecimento populacional, tem trazido profundas consequências sobre os serviços de saúde. São também estas doenças crônicas não transmissíveis o fator relacionado à saúde de maior impacto sobre a produtividade e o absenteísmo entre os trabalhadores além de serem ainda as principais causas da utilização de serviços de assistência e consequentemente do custo assistencial.
O objetivo do programa consiste em estratégias que promovem saúde enfocando no desenvolvimento de competências individuais e da criação de um ambiente favorável a isso. São desenvolvidas ações de educação em saúde para a coletividade como forma de fundir o conhecimento dos profissionais de saúde com os saberes populares.
O profissional de saúde busca desenvolver suas práticas buscando e estimulando a população a expressar seu conhecimento e desejos. Para isso existem espaços para a troca de conhecimentos, que permitem definir a demandar e planejar as ações que mais sejam aplicáveis.
A utilização dos serviços de saúde representa o centro do funcionamento dos sistemas de saúde. O conceito de uso compreende todo contato direto — consultas médicas, hospitalizações — ou indireto — realização de exames preventivos e diagnósticos — com os serviços de saúde. O processo de utilização dos serviços de saúde é resultante da interação do comportamento do indivíduo que procura cuidados e