Absuso sexual infantil
4741 palavras
19 páginas
Abuso Sexual Infantil, causas ou consequências, qual é o foco?Marínea Maria Fediuk[1] Um dado alarmante para este segundo semestre de 2008. De acordo com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) o número de denúncias registradas pelo Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, aumentou 78% no primeiro semestre de 2008 em relação ao mesmo período do ano passado. Isto representa o registro de 20,1 mil denúncias, sendo que por dia em média são 92 casos de denúncia de abusos. São dados assustadores, alguns podem se perguntar e focar na busca das causas destes números, outros irão focar na situação complexa que representa as conseqüências sociais para as vítimas do abuso sexual e para seu meio.
É importante perceber que os dados sobre denúncias de abusos são obtidos por meio do Disque Denúncia, isso ocorre devido a dificuldade decorrente da falta de mecanismos e instrumentos para registrar as denúncias ocorridas nas delegacias. Especificamente, porque o formulário utilizado no Brasil para quantificar delitos apurados pela Polícia Civil não possui campo específico para a violência sexual e para indicar exploração sexual de crianças e adolescentes. Dessa forma ficando impossibilitado o levantamento de estatísticas que favoreçam análises adequadas e ações assertivas em relação a esse problema de proporções nacionais.
A falta de estatísticas demonstra o quanto o Brasil e seus governantes precisam avançar na compreensão da seriedade e da gravidade que estes crimes significam para os cidadãos, pois a ausência de estatísticas provoca falha na elaboração das políticas públicas. E, conseqüentemente nas ações preventivas e curativas que precisam ser implementadas com urgência, pois a falta de estatísticas oficiais não diminui o sofrimento e as consequências deste tipo de violência.
De acordo Amazarray e Koller (1998,) o abuso sexual intrafamiliar é o mais frequente e que apresenta consequências mais danosas às vítimas.