absulutamente nada
É comum os paulistanos e os visitantes da cidade dizerem que São Paulo pode ter as quatro estações do ano em um dia só. Pode chover de manhã, fazer sol na hora do almoço e a temperatura abaixar à noite.
Várias explicações podem ser dadas para o fenômeno. Localizada a 750 metros acima do nível do mar, com latitude de 23°32.0'S e longitude de 46°37.0'W. São Paulo tem um clima subtropical ameno, mas sofre influência vindas tanto do litoral, que está bem próximo, quanto os ventos que viajam pelos planaltos do interior do país.
No verão, as médias são de 22ºC a 27ºC, chegando em alguns dias e horários a 34º C. No inverno as temperaturas médias são de 15ºC a 21ºC, podendo atingir até 6ºC em determinados momentos do dia.
Essas médias por estação, no entanto, podem variar muito mais por diversos motivos. Entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2008, por exemplo, uma frente fria com muita chuva que atravessou o sul do país chegou a São Paulo fazendo os paulistanos tirarem as roupas de frio em pleno verão, com 15ºC pela manhã. Também é comum dias quentes em pleno inverno, que aliás não é muito longo. Em 2007, a cidade chegou a registrar mais de 30 graus no meio de setembro, quando a temperatura normalmente é mais amena.
Além disso, por causa da sua dimensão (cerca de 1.530 quilômetros quadrados) e relevo cheio de altos e baixos, a temperatura de São Paulo varia muito. Estudos mostram que a variação térmica pode ser de até 10º C entre o centro da cidade e a periferia. Em bairros como Aclimação ou Ibirapuera, que têm parques e ruas arborizadas, a temperatura pode ser menor que em bairros como Cidade Tiradentes ou mesmo Barra Funda onde a falta de árvores e a verticalização aquecem o ambiente.
São Paulo já foi chamada de terra da garoa, quando durante o outono, a cidade passava dias com uma garoa fina.Atualmente, o concreto absorveu muito da sua umidade. Além disso, a poluição ajudou a aquecer a cidade, fenômeno comum em várias regiões do planeta graças ao