Absorção molecular
CAMPUS ITABIRA
Itabira 2014
1- INTRODUÇÃO:
A espectrometria é um conjunto de recursos que permite identificar a estrutura das partículas que constituem as substâncias. Existem tecnologias avançadas que permite descrever com precisão a estrutura exata de uma molécula. Esses aparelhos funcionam a partir de feixe de ondas eletromagnéticas incidentes sobre uma amostra do composto, que então, absorve energia em determinados comprimentos de ondas. Os valores da energia e dos comprimentos de onda absorvidos são detectados no aparelho e transformados em um gráfico. Pela análise desse gráfico que se determina a estrutura da molécula. Figura 1 – Absorção de luz
Onde:
•
I0 é o feixe de luz incidente.
•
I é feixe de luz transmitido.
•
l é a espessura da solução ou o caminho óptico.
1.2- O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO:
O espectro eletromagnético é o intervalo completo da radiação eletromagnética que vai da região das ondas de rádio até os raios gama. São conhecidas radiações com comprimento de onda que variam desde 10-6 m até cerda de 1011 m.
As radiações com comprimento de onda superior a 0,74 m são ditas infravermelhas, e as de comprimento inferior a 0,36 m chamam-se ultravioletas. Assim, o espectro é dividido em três faixas: ultravioleta, visível e infravermelha.
Figura 2 – Espectro eletromagnético
1.3- RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA:
Radiação eletromagnética de comprimento de onda mais curto que a luz visível e mais longo que os raios X. A luz UV é geralmente dividida em regiões denominadas de ultravioleta próximo (400-300 nm), afastado (300-200 nm) e no vácuo (200-4 nm).
A luz UV é produzida em alguns processos que geram transição da luz visível em átomos, no qual, um elétron de um estado energético de alta energia retorna para um estado energético de menor energia.
A absorção molecular na região do UV e do visível depende da estrutura eletrônica da molécula. A absorção de energia é