Espectrofotometria de Absorção Molecular
Espectrofotometria de Absorção Molecular
Absorção molecular
1. Introdução:
Os métodos ópticos abrangem um grupo de métodos analíticos baseados na espectroscopia atômica e molecular. Espectroscopia é um termo geral para a ciência que estuda a interação dos diferentes tipos de radiação com a matéria. Os métodos espectrométricos mais amplamente utilizados fazem uso da radiação eletromagnética, que é um tipo de energia que toma diferentes formas, sendo a luz visível e o calor radiante as mais facilmente reconhecíveis. Muitas das propriedades da radiação eletromagnética são convenientemente descritas por meio do modelo clássico de onda senoidal, que incorpora parâmetros, como comprimento de onda, frequência, velocidade e amplitude. Em contraste com outros fenômenos ondulatórios, tais como o som, as ondas eletromagnéticas não requerem nenhum meio para a sua transmissão e, portanto, propagam-se pelo vácuo.
A espectroscopia de absorção da radiação eletromagnética na região de comprimento de onda entre 160 e 780 nm está baseada na medida de absorbância A de soluções contidas em células transparentes, com caminho ótico b cm e concentração c do analito absorvente, sendo essa última relacionada linearmente à absorbância pela equação:
A = - logT = log Po/P = ɛbc, sendo esta equação uma representação matemática da Lei de Beer.
A espectroscopia moléculas é baseada na radiação ultravioleta, visível e infravermelha, e é amplamente empregada para a determinação de muitas espécies inorgânicas, orgânicas e bioquímicas. Em geral, íons e complexos dos elementos das primeiras duas séries de transição absorvem as bandas largas da radiação visível em pelo menos um de seus estados de oxidação e são, como resultado, coloridos.
Todos os métodos analíticos requerem calibração, um processo que relaciona o sinal analítico medido com a concentração do analito. Os tipos mais comuns de calibração incluem a preparação e o uso de uma curva de calibração, o método de