Absolutismo
O Absolutismo foi o sistema político: Os reis ou rainhas passaram a dominar todos os poderes, ficando os cidadãos sem participação de qualquer controle na vida pública. Usado em muitos governos monárquicos, o Absolutismo foi uma forma de governo em que o rei tinha o poder absoluto, tendo o poder total sobre seu Estado, usando teorias e idéias de grandes filósofos para justificar sua autoridade.
• O poder do absolutismo
Nesta época, o rei concentrava praticamente todos os poderes. Criava leis sem autorização ou aprovação política da sociedade. Criava impostos, taxas e obrigações de acordo com seus interesses econômicos. Agia em assuntos religiosos, chegando, até mesmo, a controlar o clero em algumas regiões. Na Europa Medieval, o poder político esteve fragmentado durante muitos séculos. Cada feudo tinha suas próprias leis e seu próprio governo. A autoridade dos reis valia pouco sobre os senhores feudais. Nos séculos XV e XVI surgiram os Estados Nacionais. A autoridade dos reis cresceu muito. Eles tinham então poder absoluto de cobrar impostos, fazer as leis, nomear os juízes e generais para toda a nação.
• A monarquia e os primeiros estados Nacionais
Portugal foi o primeiro estado nacional que surgiu, o reino português conseguiu imprimir um considerável desenvolvimento a partir do século XIII. A Espanha foi o segundo estado nacional, a formação da Espanha está diretamente ligada ao processo de expulsão dos árabes, conhecido como reconquista. França o estado francês se consolidou após a guerra de cem anos. Logo após a guerra dos cem anos a Inglaterra enfrentou uma guerra civil conhecida como guerra das duas rosas. Foi também no século XIV que ocorreu na Europa o início do fortalecimento do poder central por meio das monarquias nacionais, apontando para a organização do estado moderno, O processo de formação desse estado foi bastante contraditório, tornando difícil sua definição. Na realidade ele refletia um longo