absenteismo
OLIVEIRA; Nayara Silva nayaraoliveira276@gmail.com
CRUZ; Thamyris Vieira thamyrisvc@hotmail.com
SOUZA; Marina Aparecida maryan.souza@hotmail.com
INTRODUÇÃO
O presente trabalho nos mostra o quanto tem aumentado o absenteísmo no ambiente corporativo e o quanto é complexo e preocupante nos dias atuais, onde a concorrência e a produtividade predominam. Absenteísmo é a frequência e/ou duração do tempo que o empregado se ausenta do trabalho seja por faltas ou atrasos.
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é mostrar os tipos, as causas e consequências que o absenteísmo traz ás organizações e métodos para reduzir a fim de minimizar danos que prejudiquem a empresa e o próprio funcionário em sua vida pessoal e profissional.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, livros e artigos.
RESULTADOS
Os tipos de absenteísmo são:
Absenteísmo voluntário: ausência não justificada, sem amparo da lei;
Absenteísmo por doença: toda ausência por doença diagnosticada por médico;
Absenteísmo por patologia profissional: ausência por acidente de trabalho ou doença profissional;
Absenteísmo legal: ausência amparada por lei (licença maternidade, férias, óbitos familiares, etc);
Absenteísmo compulsório: ausência por ordem legal (suspensão por chefia, prisão, etc).
Os fatores que levam ao absenteísmo, podem ser liderança despreparada, infraestrutura e comunicação deficiente, metas intangíveis, baixa qualidade de vida , assédio moral, imaturidade profissional, dentre outros e suas consequências são a diminuição na produção, custos elevados, limitação no desempenho, excesso de horas extras, desorganização nas atividades, problemas administrativos, queda na qualidade dos serviços prestados, baixa autoestima, etc.
DISCUSSÃO
É necessário ações e investimentos que visem eliminar ou minimizar o absenteísmo nas organizações, como a implantação de medicina do trabalho e qualidade de vida, saúde física (ginastica laboral e ergonomia),