absenteismo
as CAUSAS DE SUA EXISTÊNCIA, MEDIDAS PREVENTIVAS E CORRETIVAS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL
RIBEIRÃO PRETO
Dezembro/2012
AGRADECIMENTOS
A realização deste trabalho só foi possível graças a todos aqueles que, de forma direta ou indireta, se dispuseram a nos ajudar.
A todos os professores por nos proporcionar o conhecimento não apenas racional, mas a manifestação do caráter e a afetividade da educação no processo de formação profissional, por tanto que se dedicaram a nós, não somente por terem nos ensinado, mas por terem nos feito aprender.
Aos nossos amigos e as nossas famílias pela compreensão e apoio manifestado ao longo de todo esse semestre para a realização e desenvolvimento desta pesquisa, e, em especial a Deus por nos capacitar para a realização deste trabalho.
A todos eles o nosso sincero obrigado.
Epígrafe
“É preciso força para sonhar e perceber que a estrada vai além do que se vê”
Los Hermanos
RESUMO
O presente trabalho consiste em esclarecer as causas, os danos e as medidas corretivas e preventivas na tomada de decisões das empresas, aliando as funções administrativas da área de Psicologia do Trabalho, Ambiente Organizacional e a motivação pelos seus líderes referentes ao tema do absenteísmo no mundo do trabalho.
O tema mostra-se bem relevante ao contexto das organizações no momento atual, em busca por qualidade total de atendimento, baixa rotatividade e produtividade; visto a satisfação dos indivíduos dentro do ambiente de trabalho. Desta forma, percebe-se a mudança de enfoque de diversas organizações com relação às políticas de recursos humanos em suas empresas como meio de alcance desta qualidade.
Algumas questões como o comprometimento dos funcionários com os objetivos da empresa também são de grande valia para identificar a origem das ações absenteístas, para que desta forma RH,